Facebook Twitter YouTube Notícias em RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Notícias

  13/08/2015 

Vereador Evaldo Lima repudia atos contra o governo: "flertam com o fascismo"

Os movimentos que visam a ruptura democrática no País foram repudiados pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), em sessão desta quinta-feira, 13, na Câmara Municipal de Fortaleza. O parlamentar afirmou que os articuladores dos atos que exigem o impeachment da presidente Dilma Rousseff se aproximam do fascismo e representam ameaça ao Estado democrático de direito.
 
"A grande preocupação é exatamente esse flerte de setores oposicionistas com o movimento fascista", enfatizou Evaldo. O vereador do Partido Comunista do Brasil lembrou do próximo passo da extrema direita contra o governo, que ocorrerá em Fortaleza neste domingo, 16, afirmando ser este mais um passo que exige resistência e luta pelo respeito à eleição legítima da presidenta da república.
 
O líder do governo na Casa citou, em seu pronunciamento, o artigo do jornalista Plínio Bortolotti, publicado no jornal O Povo, intitulado "A serpente nasce do ovo". A mensagem do articulista trata exatamente dos perigos desta onda opositora que se volta contra os ideais democráticos e, em muitos casos, faz referências saudosistas ao período da ditadura militar no Brasil. 
 
"O articulista conclui o texto dizendo: 'com fascismo não se brinca'. Por isso é necessário que tenhamos muita responsabilidade. A essência do nosso pronunciamento neste momento é uma só: a defesa do estado democrático de direito. A defesa das instituições. A rejeição ao golpismo. É colocar a nossa preocupação com alguns caminhos ou descaminhos da sociedade brasileira, algumas manifestações de intolerância, de xenofobia e desprezo as instituições", afirmou. 
 
Na Europa, lembrou Evaldo Lima, não existe hoje o flerte dos movimentos conservadores com a extrema direita ou com a ultradireita, exatamente porque houve a experiência objetiva, real e histórica da ascensão do nazismo em 1933, na Alemanha. "Era esse fenômeno da extrema direita que chegou ao poder, em função de um cenário de crise econômica e da própria divisão das forças progressistas, sociais-democratas, trabalhistas, comunistas, socialistas, dividindo a esquerda, que acabou abrindo o espaço para ascensão do nazismo", explanou o parlamentar. 
 
Um dos participantes do ato a ser realizado no próximo domingo é o deputado federal Jair Bolsonaro, símbolo do pensamento reacionário no país. Sobre a vinda do militar à capital, Evaldo Lima ergueu duras críticas.  "A estrela do ato é uma das maiores expressões do pensamento ultra-conservador, reacionário, homofóbico, defensor do retorno ao regime militar, que é o Jair Bolsonaro. Quero manifestar aqui o meu repúdio à presença de um dos maiores expoentes da extrema direita, do pensamento reacionário no País, defensor da ditadura militar, em nossa capital. Bolsonaro não é bem-vindo a Fortaleza. Fortaleza é uma cidade que tem uma tradição progressista, democrática, e uma personagem com esse perfil não é bem-vinda em nossa capital", finalizou.
 
Fonte: Assessoria de imprensa do vereador Evaldo Lima.
Marcadores: Bolsonaro Manifestação Fortaleza Evaldo Lima Câmara Municipal
Última atualização: 13/08/2015 às 11:00:34
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

 

Notícias relacionadas

14/06/2016
Evaldo ressalta queda de 9,6% no número de atendimentos a ciclistas no IJF
11/06/2016
Primeira Área de Trânsito Calmo é inaugurada no bairro Rodolfo Teófilo
01/06/2016
Novo sistema de bicicletas compartilhadas é inaugurado na Parangaba
25/05/2016
Evaldo recebe o presidente da Crônica Carnavalesca, Francisco Félix
24/05/2016
Lei de Uso e Ocupação do Solo é debatida no plenário da Câmara Municipal
 
CADASTRO
Nome 
E-mail  Informação necessária.E-mail inválido.
Telefone  Formato inválido.
SITE OFICIAL DO VEREADOR EVALDO LIMA
Rua Dr. Thompsom Bulcão, 830 Gabinete 11 - Luciano Cavalcante
Fortaleza - Ceará  -  CEP 60.810-460                   COMO CHEGAR
(85) 3444-8301  mandatoevaldolima@gmail.com
RECOMENDAMOS
 
www.igenio.com.br