Facebook Twitter YouTube Notícias em RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Notícias

  11/11/2016 

Conheça as ações de Evaldo para as escolas de Fortaleza

  A criação da primeira escola bilingue em Fortaleza e a abertura de instituições de tempo integral estão entre as medidas implantadas por meio de projetos de lei e de indicação do vereador

Na Presidência da Comissão de Educação, o vereador Evaldo Lima, contribuiu para a implantação e nomeação de diversas escolas na capital cearense.  A criação da primeira escola bilingue em Fortaleza e a abertura de instituições de tempo integral estão entre as medidas implantadas por meio de projetos de lei e de indicação do vereador.

Nomes de grandes artistas e personalidades cearenses se tornaram referências geográficas na cidade, a partir de Projetos de Lei do vereador Evaldo Lima (PCdoB) que nomearam diversas escolas municipais, como: Francisco Suderland Bastos Mota, Pedro Boca Rica, José Ribamar Moraes, Nogueira, Maria José Ferreira Gomes, Edgar Linhares Lima, José Júlio da Ponte e Humberto Teixeira.

Conheça um pouco da história dessas pessoas:

Pedro Boca Rica  

O Centro de Educação Infantil Pedro Boca Rica, localizado no bairro José Walter, recebeu esse nome em homenagem ao “Mestre do Teatro de Bonecos”. Nascido em 1936, no município de Aracoiaba, Pedro Boca Rica aprendeu ainda na infância a arte dos bonecos, montando em 1970 um oficina no Conjunto José Walter. Folclorista, puxador de boi, profundo conhecedor da dramaturgia popular e membro da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Pedro fez diversas apresentações no Nordeste, eternizando sua arte e cultura popular.

José Ribamar Moraes

O Centro de Educação Infantil José Ribamar Moraes, localizado na Vila Velha, homenageia em seu nome o professor que exerceu o magistério em diversas escolas públicas do Estado. Natural de Mulungu em 1923, José de Ribamar Moraes formou-se em Filosofia, História e Geografia (1957), e imediatamente começou a dar aulas na Capital cearense. Moraes foi professor de história e geografia de vários colégios de Fortaleza, além de ter fundando em 1939, o Clube de Futebol Onze Mensageiros, que depois se tornaria o Nacional.

Nogueira

O Centro de Educação Infantil Francisco Nogueira da Silva, no bairro Siqueira, foi nomeado em homenagem ao artista plástico cearense. Natural de Fortaleza, Francisco Nogueira da Silva, ou apenas Nogueira como assinava, foi premiado três vezes no tradicional Salão de Abril, e ficou conhecido pelo domínio da pintura naif. Suas obras retratam a simplicidade cotidiana, trazendo temas populares e celebração da cultura nordestina, como festas juninas e cantigas de roda. Nogueira trabalhava no serviço gerais da Faculdade de Arquitetura.

Francisco Suderland Bastos Mota

Localizado no bairro Itaperi, a Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, homenageia em seu nome o fundador e primeiro presidente da Associação de Surdos do Ceará (ASCE). Natural de Milagres (CE), Francisco Suderland nasceu surdo, em 1943, e teve uma grande importância na consolidação linguística, cultural e associativa da comunidade surda cearense. Contribuiu para a resistência e a constituição da Língua Brasileira de Sinais (Libras), tendo o reconhecimento legal deste idioma, em 24 de abril de 2002.

Maria José Ferreira Gomes - Dona Mazé

A Escola de Tempo Integral Maria José Ferreira Gomes, localizada no bairro Presidente Vargas, recebeu esse nome em homenagem à professora Dona Mazé, como era conhecida por seus alunos. Maria José Ferreira Gomes foi educadora e teve uma destacada importância na educação pública de Sobral, atuando em diversas escolas municipais. Ela também foi uma ativista pela causa da educação e da cidadania. No seu plano de ações como secretária da Educação do Município, uma se destacou: erradicar a pobreza das comunidades do Sumaré e Alto Novo.

Edgar Linhares Lima

Localizada no bairro Planalto Ayrton Sena, a Escola de Tempo Integral Edgar Linhares Lima, homenageia o sobralense e professor do Estado. Edgar Linhares Lima iniciou o magistério em 1948 em Sobral. Em Fortaleza lecionou em diversas instituições, trilhando um longo caminho como professor. Foi um dos fundadores do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Edgar era formado em Letras Clássicas pela UECE, em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da UFC, e em Psicologia pela PUC.

Humberto Teixeira

Situado no bairro Jangurussu, o Centro de Educação Infantil Humberto Teixeira recebeu o nome do advogado e compositor, considerado o “Doutor do Baião”. Nome importante da música brasileira, Humberto Teixeira se tornou célebre por suas parcerias com Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Com o pernambucano, o cearense, natural de Iguatu, compôs o grande sucesso “Asa Branca”, de 1947. As letras do compositor marcaram pelo teor crítico e de intensa preocupação com o sofrimento do povo sertanejo no Nordeste. A seca, os flagelos sociais e as migrações de conterrâneos sempre foram destaque na sua produção artística. 

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima
Última atualização: 11/11/2016 às 14:00:18
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

 
CADASTRO
Nome 
E-mail  Informação necessária.E-mail inválido.
Telefone  Formato inválido.
SITE OFICIAL DO VEREADOR EVALDO LIMA
Rua Dr. Thompsom Bulcão, 830 Gabinete 11 - Luciano Cavalcante
Fortaleza - Ceará  -  CEP 60.810-460                   COMO CHEGAR
(85) 3444-8301  mandatoevaldolima@gmail.com
RECOMENDAMOS
 
www.igenio.com.br